quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Edição de 24/12/2008




Ciclovia – Esta semana, a coluna vem abordar um tema específico que foi muito comentado na comunidade de nossa cidade no orkut e de interesse para quem gosta de andar de bicicleta, que é a implantação de uma ciclovia ou ciclofaixa.

Proposta inicial - A idéia inicial era conseguir patrocínio e a aprovação do projeto junto a Petrobrás, no sentido da liberação para o uso da servidão de passagem do oleoduto do trecho da Fazenda Rancho Fazendão até os fundos do Jardim São Luís.

Pedido negado - Porém, semana passada o setor de engenharia da Petrobrás do Rio de Janeiro, entrou em contato comigo e negou o pedido de liberação e patrocínio, alegando que a empresa não tem interesse e que toda a extensão da área mencionada é de segurança. Tudo bem, justo a recusa e era uma das hipóteses prevista. Ao menos tentei. Já pensou se desse certo?

Plano “B” – Partimos então para uma outra hipótese. Juntamente com alguns amigos e profissionais da área de urbanismo e arquitetura, passamos a fita métrica e entendemos que um dos melhores lugares para aplicar uma ciclofaixa são as laterais do canteiro central em toda a extensão da Avenida Padre Pio Corso, sem atrapalhar o fluxo ou estacionamento de veículos, com possibilidade de ir até a igrejinha no final da Avenida Professor Oscar de Oliveira Alves numa intenção mais ousada.

O local ideal - não só por ser a Avenida um local bonito com relevo praticamente plano, muito freqüentada pelos ciclistas, mas também seria um presente para todos os usuários, praticantes de esportes e a todos os santarritenses, além é claro de embelezar uma das entradas e saída da cidade.

Vantagens - Com a criação da ciclofaixa na Avenida Padre Pio Corso, aumentará o número de praticantes no local e até o comércio no segmento de bicicletas. Não é só isso, é natural e previsível que o visitante irá comentar favoravelmente com outras pessoas sobre a obra, espalhando a postura e preocupação do Governo Municipal com o esporte, por ser a ciclofaixa algo que “aparece” e de grande aproveitamento.

Vontade política –. Novamente vem a dose certa que é o interesse, o empenho e a vontade política de querer fazer e melhorar, propiciando uma alternativa segura e num local totalmente favorável. Interesse público é óbvio que há, faltando o urgente interesse político. A exemplo: na praia da Enseada e na Avenida Dom Pedro em Guarujá houve os dois interesses, ficou muito bonito e usual. Estão percebendo como uma boa obra espalha na mídia.

Contas - Alguns amigos interessados no assunto até cotaram o preço dos tachões (olhos de gato), necessário para delimitar o espaço e analisem: a extensão de 2.840 metros ida e volta na Avenida Pio Corso, utilizando-se 950 tachões a R$ 4,50 cada, fechando o custo em R$ 4.275,00 e mais algumas latas de tinta especiais para sinalização de solo e a dose de querer fazer e pronto.

Pedido de natal – é oportuno dizer que o valor não é alto para o custo benefício. Com certeza esta obra duraria muito mais de dez anos, sem contar no embelezamento da avenida e é para a cidade, por isso, representando o pessoal das bicicletas, venho pedir ao senhor Prefeito este presente de natal para todos nós. Só temos a ganhar com isso Prefeito. Vamos fazer?

Esta semana os agradecimentos são para os amigos que ajudaram no levantamento do custo da ciclovia: Binho Samogin, Vinícius de Macedo, Marcos Rieg e aos amigos leitores que acompanham a coluna: Célia e Oduvaldo Fadel, Barbuinho, Idélico Zurlo, Celso de Souza Pinto, René Fadéli, Hugo Barioni, Cristiane Medeiros, Nathalia Bazin e Luana Moreto. Obrigado pessoal.

Tenham todos um Feliz Natal e Próspero Ano Novo. Vamos esperar o presente!













exemplo de uma ciclofaixa

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