segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Edição de 06/12/2008


A coluna desta semana vem abordar o tema turismo, que é um setor muito importante para o desenvolvimento de nosso município. Estamos participando ativamente no grupo de estudos para aumento, explora-lo de forma sustentável e em conjunto com os facilitadores do SEBRAE.

De início, as consultoras realizarem um estudo o que município proporciona de atrativos e conseguiram aprovar o projeto junto ao SEBRAE/SP com o fim de viabilizar a aplicação na prática.

O primeiro curso disponibilizado já foi concluído, tendo sido o de “Qualidade no Atendimento ao Cliente”, que abordou técnicas de atendimento ao público, como por exemplo: educação, cordialidade, identificar perfil e diagnosticar problemas. Foram 16 horas de aula.

É muito importante relacionar as empresas que participaram, pois nota-se o real interesse e preocupação do empresário não só com um atendimento de qualidade de quem necessitar, mas também em qualificar seus funcionários. As empresas que participaram são: Santa Casa de Misericórdia, Univida, Supermercado São Sebastião, Pousada da Colina, Hotel Fazenda Monte Belo, Departamento de Turismo, Cartório de Registro Civil e Açougue Bom Bife

Agora, com a aprovação do projeto pelo SEBRAE/SP, serão deslocados para nossa cidade, consultores especializados em cada área, com a finalidade de orientar os empresários.

A meta inicial é atingir os restaurantes, as lanchonetes, os hotéis, as pousadas e ainda os proprietários rurais que desejam iniciar ou melhorar seu turismo rural.

Mas uma coisa é certa, o grupo está colaborando graciosamente com empenho e disponibilidade de organização, depois cobrará melhorias tanto do poder público, quanto dos próprios empresários locais, no sentido de receber e tratar bem os visitantes sejam turistas ou somente àqueles de passagem, para que levem uma imagem positiva da cidade.

Digo isso com toda segurança, pois é complicado você ir numa lanchonete e não ter um sabonete, espelho ou papel para enxugar as mãos, ou aqueles que deixam o lixo aberto ao lado de sua refeição, e pior ainda para o turista ou aqueles de passagem irem a um local e ver afixado que não aceita nenhum tipo de cartão. Sebrae neles!. Puxa, que atendimento e prestação de qualidade é essa? Não é justo reclamar do desenvolvimento turístico e seu movimento sem antes verificar seu cartão de visita.

Esta semana meus agradecimentos são para os amigos: Wanderson Pereira, Marjo Medeiros, Francisco Ruiz, Márcia Regina dos Santos, Rita Terassi, Maria Lígia Malandrino, Elisabeth Bergo, Dayse Ferreira, Ronaldo Bortolini, Suili e Eduardo Barros. Obrigado por acompanharem o trabalho.

Até a próxima semana

Orivaldo João Bordin ojbordin@netsite.com.br

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