domingo, 23 de novembro de 2008

Edição de 15/11/2008



De início, quero informar que os documentos, o pedido formal do Prefeito e as fotos da antiga Delegacia de Polícia já estão com o Deputado Roque Barbiere e sua assessoria para as providências junto aos órgãos, com a finalidade de restaurar o prédio.

Só foi cogitar em reformar a antiga Delegacia que semana passada caiu uma parte do reboco da frente do imóvel. Infiltrações nas paredes já têm. Só quero ver a hora que cair o telhado e não falta muito para que isso aconteça. Agora temos que esperar a burocracia. (fotos abaixo)

De público quero agradecer o Prefeito Mauro Zorzi por assinar o Ofício solicitando o encaminhamento da reforma. Precisamos de atitudes e empenho como foi feito. É isso Prefeito.

Falando em Ofício, já está no Gabinete do Deputado Antonio Mentor um pedido elaborado e assinado por mim e pelo amigo Álvaro Brolo, com apoio e indicação da sua namorada Letícia, solicitando uma UTI Móvel completa para a Santa Casa de Misericórdia. Mais um encaminhamento para nossa cidade. Frutos serão colhidos. A juventude não será mais omissa a partir desta eleição. Muita conversa e pouco serviço. Mãos à obra.

Estamos Na Mira! para ajudar a administração pública, mostrando, encaminhando soluções para os problemas encontrados na cidade e não contra as pessoas em particulares como muitos pensam. Nosso grupo somente quer as coisas certas e que a cidade melhore.

Deixei escrito em vários trechos no artigo da semana passada de como faz falta uma Guarda Municipal em nossa cidade. Era mais uma proposta que ia apresentar na Câmara.

Fui à Campinas sábado (08/11) e aproveitei para conhecer a Guarda Municipal daquela cidade. São 635 guardas (masculinos e femininos), todos uniformizados, com coletes, armados, espalhados em bases comunitárias por toda cidade. Utilizam na patrulha urbana veículos Blazer, Gol e Celta.

Não é só isso, fazem também a patrulha rural com camionetas 4x4. Fiquei impressionado com a organização e empenho do Poder Público Municipal daquela cidade em cada vez mais investir neste segmento de segurança pública. Claro, não podemos comparar o porte e a arrecadação de Campinas. Mas podemos comparar o interesse.

Vamos para a realidade local: A Guarda Municipal pode ser instituída e mantida por qualquer município, está no artigo 144, parágrafo 8º da Constituição Federal. A Constituição foi promulgada em 05 de outubro de 1988, logo estamos perdendo quantos anos?

Além de gerar muitos empregos no setor de segurança (masculino e feminino), as atribuições da Guarda Municipal são as seguintes:

-Coibir a evasão escolar, até mesmo acabar com as famosas rodinhas defronte às escolas;
-Coibir o comércio ambulante na circunscrição do município;
-Orientar os turistas e ciclistas;
-Proteger o patrimônio público, bens e serviços;
-Auxiliar as Polícias Militar, Civil e Ambiental Estadual;
-Zelar pelas instalações públicas Municipais;
-Atender emergências dentre suas capacidades
-Atuar em apoio a Defesa Civil em caso de calamidade local
-Orientar as pessoas para o bom uso das caçambas (não jogar lixo domiciliar)
-Encaminhamento ao departamento assistencial de quem necessitar (pessoas alcoolizadas, mendigos etc)
-Segurar permanentemente o distrito de Santa Cruz da Estrela

Sexta-feira (07/11) fizemos uma reunião para discutir todo o sistema operacional da Guarda Municipal. Já tenho tudo pronto no papel. Nossa proposta inicial é de 25 guardas, sendo 20 do sexo masculino e 5 do feminino.

Na próxima semana vou esclarecer melhor como está o andamento e explicar como arrumar dinheiro para pagar tudo isso sem onerar o contribuinte ou à prefeitura. Não é mágica. A solução praticamente está em frente à sua casa. Pensem! Era mais um desafio que queria propor e enfrentar na Câmara.

Lembrando a todos, que de 17 a 21 de novembro haverá uma mobilização nacional para o registro civil de nascimento. Portanto, quem tiver conhecimento de alguma criança sem registro em nossa cidade, por favor, ajude a encaminhar para o Cartório de Registro Civil para a imediata regularização. Cédula de Identidade (RG) dos pais e Declaração de Nascido Vivo em mãos. É gratuito.
Quero agradecer esta semana aos seguintes amigos que não deixam de acompanhar a coluna: Sr. Rubens Prado, Paula Zerbato, Maria José Mendonça, Paraná, Marcilio Terassi, Sônia Rezende, Maria Investigadora, Neusa Sintoni, Leila Gene Ablen e a Valquíria Cassoli. Obrigado pelo apoio e preocupação com nossa cidade.
Foto interna da antiga Delegacia de Polícia. Por isso a preocupação em restaurar. Vai cair logo. Tenho certeza que o leitor desconhecia a situação
Foto tirada à noite no dia 04/11. A tendência é ficar pior

Nenhum comentário: